Obras de infraestrutura na João Budel
top of page

Obras de infraestrutura na João Budel

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, vistoria as obras de macro e micro drenagem na Rua João Budel, no Butiatuvinha, Regional Santa Felicidade. Curitiba.



Foto: Pedro Ribas/SMCS


A Rua João Budel, no bairro Butiatuvinha, está sendo requalificada pela Prefeitura de Curitiba. A via, uma das principais do bairro, está recebendo serviços de macro e microdrenagem, com manutenção do sistema de galerias de águas pluviais para prevenir alagamentos na região. Os trabalhos têm a fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e na tarde desta terça-feira (31/1) passaram pela vistoria técnica do prefeito em exercício Eduardo Pimentel, que aproveitou o encontro com moradores para anunciar obras para a requalificação do asfalto da rua que serão executadas na sequência.


Acompanhado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e pela administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima, o prefeito interino aproveitou o encontro com moradores para falar das etapas das obras.


No Butiatuvinha, onde a cidade faz divisa com Campo Magro, a Rua João Budel que espera há 30 anos uma revitalização, está em obras. Fruto de emenda do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), em parceria com o vereador Sidnei Toaldo, com recursos da Secretaria das Cidades, do governo do estado, e que agora, como prefeito interino da cidade, venho acompanhar”, disse Pimentel.


Macrodrenagem


Os serviços de macro e microdrenagem acontecem ao longo de 350 metros, no trecho da Rua Octávio Primo Stocchero. Tubos de concreto armado de 1,50 metro e 1,20 metro estão sendo usados na nova galeria que vai captar as águas das chuvas na via, para evitar alagamentos. A conclusão está prevista para o fim de fevereiro. Em seguida começam os trabalhos de reciclagem do antigo antipó.

A via vai ter o pavimento requalificado em 894 metros no trecho compreendido entre o Contorno Norte e a divisa com o município de Campo Magro. Os recursos para as obras de infraestrutura a via são provenientes e emenda parlamentar assinada pelo deputado estadual Hussein Bakri (PSD) e vereador Sidnei Toaldo (Patriota), que acompanharam Pimentel na vistoria.


De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a manutenção do asfalto será a partir do método de reciclagem do pavimento.

“Nesta modalidade de serviço, para a recuperação do asfalto desgastado pela ação do tempo, é usada uma máquina que tritura o antipó, que é reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Em seguida, máquinas niveladoras preparam o terreno para o lançamento de novas camadas de massa asfáltica. A última etapa é a sinalização da via”, explica Rodrigues.


Asfalto no Saibro


Outra melhoria na região aconteceu na Rua Walter de Mari, que fica paralela à Rua João Budel. Em dezembro, obras do programa Asfalto no Saibro, cobriram com pavimento de qualidade os 313 metros da via, antes sem nenhuma infraestrutura. As melhorias, que incluíram completa estrutura de drenagem, foram executadas entre as ruas Prof. Iolanda Romeu e João Budel.


O aposentado Mário Stival, que mora há 30 anos na rua Jõao Budel, é só sorrisos. “É uma alegria ver que depois de três décadas de lutas estamos vendo a obra acontecer. Ficaremos livres dos buracos e teremos qualidade de vida”, disse Stival.

João Carlos Viana, proprietário da Panificadora HM Viana, também festeja as obras. “Com melhor infraestrutura o comércio vai ganhar impulso, as pessoas vão circular mais e melhor. Como morador e comerciante da rua eu estou é contente demais”, disse Viana.


Asfalto Novo

O programa de recuperação da malha viária de Curitiba, lançado em 2017, superou os 763,2 km de asfalto novo. São 1.336 ruas beneficiadas com intervenções concluídas ou em andamento, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. Somente em 2022 foram concluídas 208 ações, assegurando 88.915 metros de asfalto novo na cidade.


As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras (87%) acontece em bairros afastados do Centro. Nos bairros de abrangência da regional Santa Felicidade são mais de 54 km de asfalto novo em 145 ações realizadas.

bottom of page